Copa Bola & Batom 2024

Fita Azul planeja montar melhor time da história para a Copa Bola & Batom

Azulão de Barão de Cocais promete vir forte em sua estreia na competição.

Escrito por Leonora Malard

27 DEZ 2023 - 09H25 (Atualizada em 16 JAN 2024 - 20H56)

Arquivo Fita Azul

A espera acabou, o Fita Azul que vinha a dois anos aguardando uma vaga na copa Bola & Batom, finalmente está confirmado.

Fundado em 1946 o Fita Azul Futebol Clube, vem forte para a Copa Bola & Batom edição 2024. Fazendo sua estreia no torneio, a equipe presidida pelo incansável Zezé (José Carlos Moreira) que é um dos grandes responsáveis pelo excelente campo que a equipe tem hoje na cidade.

No início o clube tinha uma praça esportiva em que mandava seus jogos, porém, ele não era dono do terreno e com o passar dos anos o dono apareceu e deixou o clube sem espaço para jogar e treinar.

Diretorias anteriores entraram com o pedido na prefeitura para que fosse liberado um espaço para a construção de um novo campo.

A prefeitura atendeu e conseguiu uma área no mesmo bairro para a construção do novo campo. Como na região existia um grande problema de alagamentos, parte deste terreno ficou para a abertura de um novo curso de água que resolvesse os problemas de alagamento, e a outra parte ficou para o Fita Azul.

Após a inauguração do campo, o Fita Azul voltou a jogar em seus domínios, porém sem cuidado, o campo acabou ficando abandonado e se tornando ponto de drogas e até mesmo prostituição, com vários ratos e outros animais se infestando no local.

Foi aí que surgiu o Zezé na vida do Fita Azul, morador do bairro, morando em frente ao campo, incomodado com a situação, juntou algumas pessoas sérias e montou uma nova diretoria assumindo a presidência do clube. Com recursos muitas vezes do próprio bolso, foi aos poucos reformando o campo. Criou nele um espaço para eventos, começou a fazer eventos e reestruturou todo o clube.

Campo em perfeitas condições, sendo um dos melhores da cidade, clube organizado, faltava melhorar o departamento de futebol, e foi ai que surgiu o Leandro, outro abnegado e apaixonado pelo futebol, que montou um elenco forte e unido e que começou a jogar os torneios da região, disputou o Craques da Bola, sempre muito bem organizado pelo Ênio e sua equipe, disputou o campeonato amador da cidade e chegou a final, perdendo a decisão para o Tupy, o que não abalou a direção do Fita Azul, que agora vem para voos mais altos, contando com o apoio incondicional de sua torcida e da prefeitura municipal de Barão de Cocais, através da secretaria de esportes e lazer, nesta nova fase quando sairá dos limites de Barão de Cocais em busca de um título intermunicipal de uma competição que a exemplo do Fita Azul vem crescendo ano a ano.

Arquivo Fita Azul
Arquivo Fita Azul
Campo do Fita Azul


O Mascote do clube é o pássaro Azulão, por anos foi a arara azul, mas agora é o Azulão quem melhor representa o clube.


Azulão


Não se pode deixar de enaltecer a atual diretoria, porém sem esquecer dos que fizeram com muito suor a história fitazulense, casos como o Deusdete da Cunha, o popular Borunga, grande apaixonado pelo clube e que foi o responsável por correr atrás da aera onde hoje é o campo e que por anos segurou a peteca do clube, sem deixar que o clube morresse. Hoje o Borunga não está mais entre nós, mas o Fita Azul ainda joga por ele e por outros que honraram o nome e as cores do time.


O senhor Borunga é o penúltimo da esquerda para a direita.


Conheça Barão de Cocais

Emancipada em 31 de dezembro de 1943, situada a 90 km da capital Mineira Barão De cocais é uma cidade hospitaleira que vive basicamente da mineração.

Administrada pelo prefeito Décio Geraldo dos Santos (PSB), a cidade tem pouco mais de 33 mil habitantes. A liga municipal de desportos é presidida pelo Carlos Adão e o secretário de esportes da cidade é o Alex Batista.

Barão de Cocais é uma cidade histórica, com muitos acessos turísticos (cachoeiras, igrejas). Localizada próximo ao Caraça (antigo colégio de padres erguido na Serra do Caraça), ponto turístico de exuberante beleza natural. Festas tradicionais: Carnaval de rua, Festa dos Pés de Pomba e festa de São João (padroeiro da cidade).

As principais atrações da cidade são:

A Cachoeira de Cocais

Está localizada na Serra da Conceição, a 4,5 km da Vila de Cocais. São várias quedas d’água, sendo uma delas em uma montanha de pedra de mais de trinta metros que proporcionam um espetáculo magnífico, além de ser um excelente local para os adeptos de esportes radicais, como: rapel, mountain bike, canyoning, trekking.


Cachoeira de Cocais


O Sítio Arqueológico da Pedra Pintada

O Sítio Arqueológico da Pedra Pintada é o programa ideal para quem busca história e conhecimento. Suas pinturas rupestres, datadas de aproximadamente seis mil anos, formam três grandes painéis compostos por cenas de caçadores perseguindo suas presas e pelos diversos rituais realizados no local.

O Sítio está localizado na Serra da Conceição, numa altitude de 1250 metros acima do mar. Sua análise foi feita em 1843 pelo paleontólogo dinamarquês Peter Lund. Nele, você viaja no tempo, conhecendo desenhos semelhantes aos das grutas de Altamira, na Espanha, e Lescaux, na França.

No sítio, estão registrados quatro estilos de grafismos feitos com pigmentos minerais, que podem explicar a cronologia da pintura do paredão.

Acredita-se, a partir de estudo desenvolvido por historiadores da Universidade Federal de Minas Gerais, com o apoio do CNPq, que o local não serviu de moradia, por possuir registros possivelmente ritualísticos ou estratégicos.

A arte rupestre está registrada em rochas e grutas em todo o Brasil. São mais de 780 sítios arqueológicos, onde as pinturas rupestres deixaram o rastro dos primeiros "pintores" brasileiros de que se tem notícia. Nelas, através de desenhos, estão retratadas histórias de sobrevivência, crença e experiências de vida, um momento em que se descobre um meio de linguagem e comunicação através das pinturas.


Sítio arquológico da pedra pintada


Santuário de São João Batista

Primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho. Construção iniciada em 1764 e concluída em 1785. É considerada projeto de Aleijadinho, pelo desenho do frontispício, pelo arco cruzeiro, pela ousadia de dispor as torres diagonalmente em relação ao corpo de igreja. Aleijadinho esculpiu ainda a imagem de São João Batista em pedra sabão e projetou a tarja do arco cruzeiro no interior da Matriz. A Matriz possui altares folheados a ouro e a pintura do teto é atribuída ao mestre Ataíde.


Santuário de São João Batista


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leonora Malard, em Copa Bola & Batom 2024

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.